Luiz Torres Wanderley: um grande jurista e historiador

6 de fevereiro de 2023 Off Por João Antunes

Luiz Torres Wanderley: um grande jurista e historiador  por José Romildo de Sousa.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 03/02/2023.

Luiz Torres Wanderley nasceu em 1912, na cidade de Patos, no estado da Paraíba. Foram seus pais o professor primário Pedro da Veiga Torres e Maria Wanderley Torres, conhecida popularmente como Dona Cota. Em sua terra natal, iniciou seus primeiros estudos. E, transferindo-se para João Pessoa, concluiu o primário no antigo Colégio Diocesano Pio X, onde também cursou o ginasial. No tradicional Liceu Paraibano, perfez o secundário.

Com o livro ‘Tiradentes, a áspera estrada para a liberdade’(ao lado), uma importante fonte bibliográfica à historiografia brasileira, Wanderley (abaixo) projetou-se nacionalmente como historiador

Com o livro ‘Tiradentes, a áspera estrada para a liberdade’
(ao lado), uma importante fonte bibliográfica à historiografia brasileira, Wanderley (abaixo) projetou-se nacionalmente como historiador

Aos 17 anos de idade, mudou-se para Santos, no interior do estado de São Paulo. Dois anos depois, conseguiu ingressar na Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de Ciências Jurídicas e Sociais no ano de 1934. Retornando à Paraíba, dedicou-se à advocacia em Patos e nas comarcas vizinhas.

Ainda na “Morada do Sol”, no ano de 1940, Luiz Tôrres Wanderley teve contato com Gardem e sua equipe, responsáveis pelas experiências relativas ao eclipse total do sol, ocorrido em 1º de outubro daquele ano, resultando em uma substanciosa matéria que foi por ele enviada para a revista A Semana; tornando-se a publicação a primeira reportagem no mundo sobre o radar.

Em 1943, Luís Torres fixou-se na cidade de Bariri, no interior paulista, onde tornou-se fazendeiro. Estudioso e culto, ele foi aprovado em concurso público e ingressou no Ministério Público Paulista. Apesar de desempenhar suas funções no universo jurídico, ainda encontrava tempo para dedicar-se à literatura. Fruto de uma pesquisa de mais de 14 anos, publicou Tiradentes, a áspera estrada para a liberdade, livro que se constitui uma importante fonte bibliográfica à historiografia brasileira, onde ele descreve a extraordinária figura do alferes mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier.

Promotor público da capital paulista, o Dr. Luís Wanderley Torres foi Catedrático de Direito Internacional da Faculdade de Direito de Bauru, Assistente da Cadeira de Direito Romano da Faculdade de Direito da Universidade de Mackenzie e titular da cadeira de Estudos dos Problemas Brasileiros, na Faculdade de Direito de Itapetininga. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e de várias outras instituições culturais pelo Brasil.

Luiz Wanderley Torres

Luiz Wanderley Torres

Escritor, jornalista, polígrafo, contista, poeta, jurista, ensaísta, e historiador, Luiz Torres Wanderley publicou mais de 40 obras, entre elas: Adelaide, a filha do circo (romance), independente, 1958, SP; Prismas (contos), Editora Gazeta de Limeira, 1947, Limeira; Crimes de guerra e crimes contra a humanidade (Genocídio), independente, 1955, SP; Crimes de guerra, o genocídio, Fulgor, independente, SP, 2ª edição; Os trabalhos e os dias (contos), independente, SP; Mani ou: Um monte chamado Pascoal (romance), independente, 1975, 2ª edição; Nordeste pitoresco e engraçado, Edicon, 1984, SP, 3ª edição; Tiradentes, a áspera estrada para a liberdade, L. Oren Editora, 1977, SP, 2ª edição; e Vida e morte do Padre Cícero, independente, 1984, SP.