‘A gente tava era com saudade’

28 de agosto de 2023 Off Por funes

A gente tava era com saudade por Delzymar Dias.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 25/08/2023.

 

O documentário ‘A gente tava era com saudade’, com direção/roteiro de Vanessa Oliveira e edição/ montagem de Wânia Nóbrega, irá compor um dos maiores festivais de cinema do Brasil. O filme faz parte da mostra competitiva de curta e média-metragem dos Sertões do Festival de Cinema de Triunfo, e será exibido no dia 1 de setembro, a partir das 18h30, no Cineteatro Guarany, ícone do audiovisual e das artes cênicas no interior do estado de Pernambuco.

O filme faz parte da mostra
competitiva de curta e
média-metragem dos Sertões
do Festival de Cinema de
Triunfo e será exibido no
dia 1 de setembro

O documentário retrata o São João da Amoril, na Rua Inácio do Leão, na cidade de Patos – PB, que surgiu a partir do sonho da moradora Volândia de comemorar o mês mais amado por ela e pelo povo sertanejo na frente da sua casa. A gente tava era com saudade é sobre esse sonho que foi pausado durante a pandemia, deixando muitas saudades. Esse documentário é sobre afetos, memórias, território, cultura, união, sobre uma das manifestações culturais mais lindas do Brasil, e, sobretudo, do Sertão paraibano.

“Estou extremamente feliz em levar para as telas do cinema pernambucano uma das manifestações culturais que eu mais amo, que é o São João, sobretudo, o São João da rua que moro há 32 anos, levar as pessoas que fazem parte da minha vida e na qual tenho muitas memórias afetivas. Para além disso, para mim, enquanto mulher negra, essa conquista é intensificada, uma vez que o mundo do cinema é majoritariamente branco”, disse Vanessa Oliveira, diretora do filme. De acordo com Wânia Nóbrega, encarregada de editar e montar o material, contar histórias é preservar a cultura de um povo e de uma região. “É muito importante documentar e deixar registrado para as próximas gerações a nossa cultura, como forma de manter viva a essência do povo sertanejo. Eu agradeço por poder ajudar a contar a história tão linda do São João da Amoril e tenho certeza que quem gosta da festa junina raiz vai adorar o filme e se sentir representado nele”, afirmou Wânia.

O Festival de Cinema de Triunfo, realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, está em sua 14ªedição e acontece de 28 de agosto a 2 de setembro, no centenário Theatro Cinema Guarany.