Conheça a FUNES

Quem Somos:

A Fundação Ernani Sátyro, cujo objetivo é dinamizar a cultura do município de Patos e adjacentes, além de preservar a memória do seu patrono, tem como endereço o prédio de número 93, na rua Miguel Sátyro, antiga casa de habitação do seu patrono, a qual passou por um processo de restauração, com a preservação de suas características. Sua criação oficial data de 21 de julho de 1988, através do Decreto 5.048, assinado pelo então Governador Tarcísio Burity, sendo que a inauguração se deu em 5 de março de 1991.

A Fundação Ernani Satyro possui em seu acervo: bibliotecas, arquivo particular e pertences do seu patrono, além das medalhas e condecorações a ele atribuídas. Todo esse material encontra-se em exposição permanente, na sede da entidade, constituindo uma grande importância para o estudo da vida política da Paraíba e do Brasil.

Fazem parte ainda da Casa Museu as exposições fotográficas, a sala dos prefeitos e a Biblioteca Maria Ester Fernandes.

No interior da edificação, o visitante vai encontrar: a calçada da leitura, o jardim Dona Capitulina, o arquivo Enaldo Torres Fernandes, o Mausoléu, onde se econtram sepultados o ministro Ernani Stairo e a sua esposa, e o auditório Emília Longo Fernandes.