Aspecto visual do movimento “Gambarrista”

15 de maio de 2023 Off Por funes

Aspecto visual do movimento “Gambarrista”por Sanção Ramalho.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 12/05/2023.

No que diz respeito à técnica, as obras são produzidas à mão, fazendouso da técnica digital. As pinturas carregam um elemento impregnado de referência. A liquidez, exaltada certa vez por Marx, em seu manifesto, resgatado por Bauman e hoje revisado por mim, não se desfaz da realidade da estrutura social formada em detrimento dos meios de consumo e maneira pela qual nossa sociedade se desenvolveu, consome ou produz conhecimento, contudo o termo “arte líquida”, no movimento Gambarrista, diz respeito à arte, não como inconsistente, mas pelo fato de que se o mundo é líquido (pois tudo de novo, logo envelhece e se dissolve no ar), a arte dessa nova vanguarda é a chuva, que implica na metáfora para se referir as referências do que já foi ou é sólido em nossa ciência, sociedade e cultura como um todo, sobretudo, a informal e expressa no cotidiano popular, sendo resgata em elementos referenciados de forma implícita nas obras.

Obra de Sanção narra o Brasil transitando entre o real, o simbólico e o popular

Obra de Sanção narra o Brasil transitando entre o real, o simbólico e o popular

Da psicanálise a elementos do movimento Armorial, as pinturas retratam o Brasil, sendo os personagens demasiadamente brasileiros e nordestinos, colocando seus sintomas e desejos em cena, com roupagens simbólicas. O movimento Gambarrista é um herdeiro dos elementos do Simbolismo e do Modernismo, em sua literatura e arte visual, ele se inspira no passado, vivendo no presente a construir o futuro de forma que por meio do resultado e das demandas, a morte dos seus genitores é fundamental a independência de sua cria. São ilustrações figurativas, de cunho pseudorrealista e estilizado.

O movimento Gambarrista é um movimento erudito, desempenhado no Sertão paraibano. Tem por intuito a introdução através da expressão artística; da cultura, costumes e estruturas psíquicas do cenário brasileiro e nordestino a si mesmo (os brasileiros) e o mundo. Através das manifestações artísticas e produção de conhecimento, mescla a análise e a fusão da cultura e hábitos do itinerário popular com a produção intelectual de múltiplos autores do ramo da filosofia, sociologia, antropologia e psicanálise. O resgate da sátira e construção de uma gênese mitológica e histórica ao país, também são características do movimento. Com elementos que buscam ofertar tão qual Ovídio (43 a. C) e inúmeros outros autores, que traçaram obras que se ocuparam em preservar a história, crenças e demandas de seu tempo, em um registro escrito as suas tradições orais.

As expressões e manifestaçõespopulares vêm por meio das obras, se ligar a filosofia, e esbarrar com a fé popular brasileira e os elementos da psicanálise ou do cubismo, iluminismo e outros, porém, com roupagens (ou elemento simbólico) quese dispõe a fornecer pistas ao observado que através daquelas imagens,projetam suas próprias falas acerca dos temas que lhe são afins. Da forma que está, o Gambarrismo é similar ao samba ou o forró, que nascidos numa manifestação dos escravizados de múltiplas partes do continente africano e unido aos próprios escravizados do sistema de sobrevivência periférico pertencente população pobre do Brasil, encontrou naquele espaço subjetivo de sublimação, um meio de compor com os significantes extraídos de sua cultura matriz (os pontos cantados), sincretizados na expressão da fé européia e expressado entre os pés de mandacaru. A linguagem falada de forma simples sobre sua realidade e através do conhecimento de técnicas e instrumentos vindos de várias partes do mundo ou criados por aqui afim de atender as demandas da época, fazendo surgir uma forma inteiramente nova de dizer sua dor. Assim é o Gambarrismo.