Funes promove homenagem ao dia do Chorinho

26 de abril de 2023 Off Por funes

O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha uma das figuras exponenciais da música popular brasileira, e em especial do choro.

 Na cena musical brasileira desde meados e finais do século 19, e nesse período se destacam Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Inicialmente, o gênero mesclava elementos da música africana e europeia e era executado principalmente por funcionários públicos, instrumentistas das bandas militares e operários têxteis. O termo choro resultaria dos sons plangentes, graves (baixaria) das modulações que os violonistas exercitavam a partir das passagens de polcas que lhes transmitiam os cavaquinistas, que induziam a uma sensação de melancolia.

Popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. O século 20 traria uma grande leva de chorões, compositores, instrumentistas, arranjadores. A Funes orgulhosamente promove esta homenagem aos músicos Patoenses.