Mural da Funes 2025 – PARTE 2 – Roberto Nascimento

30 de outubro de 2025 Off Por Funes Patos

O Mural da Funes 2025 representa algumas obras executadas em Patos pelo governador Ernani Satyro, durante o seu governo de 1971 a 1975. A obra foi dividia em duas partes e executada por dois artistas.

 

DETALHES DO MURAL

A primeira imagem mostra Ernani, ainda criança, sentado sobre livros no início de sua vida estudantil.

 

 

 

 

O pássaro faz alusão a tantos outros escritos em diversas obras do imortal escritor Ernani Sátyro.

A imagem retrata Ernani e Antonietta, sua esposa, recém casados e todo amor a ela dedicado, mostrado através do seu poema “A Companheira” .

 

Poema dedicado a sua companheira Dona Antonieta Sátyro a quem chava carinhosamente de Dedê.

O Artista: Roberto Nass, nasceu na cidade de Caruaru PE, berço da cultura NAIF.Chegando a Patos em 2001, casado a 20 anos com Suzana pai de Igor e Tayná, recentemente recebeu título de Cidadão Patoensse por relevantes trabalhos na Cultura. Começou a fazer Artes Urbanas como grandes painéis, a exemplo a FUNES ( Fundação Ernani Saturo)onde participou desde dos primeiros murais da instituição.Atualmente atua em oficinas de grafite com crianças e Jovens, executadas em diversas escolas públicas e privadas de Patos e Região. Seu trabalho é diverso, realiza telas, painéis Urbanos em lugares como Prefeituras, Museus, Escolas. É também voluntário como Artista na ASPAA ( Associação de Pais e Amigos de Autistas) levando este trabalho a assistencial a fazer parte dos eventos culturais da Cidade de Patos. representou estado da Paraíba em Brasília na Exposição do Centenário do Rádio do Brasil, e da semana Nacional de Arte Moderna.Pintando uma réplica do Rádio Capelinha, neste ele pintou o nosso povo sertanejo, registrou em sua arte a primeira frase dita no Rádio de Patos, ” Patos falando mais alto para mais longe” dita por Ernani Satyro. A Arte teve exposição internacional e permanece exposta no Museu Nacional da República. Para ele a arte tem um papel fundamental para mudar realidade seja para quem faz, e principalmente para quem a aprecia.