Banda de Música do 3° Batalhão, 32 anos

15 de agosto de 2025 Off Por Funes Patos

Banda de Música do 3° Batalhão, 32 anos por Ronaldo Queiroz Xavier.

Texto extraído da coluna FUNES do Jornal A União publicado na data de 15/08/2025.

 

A Banda de Música do 3° Batalhão de Polícia Militar, de Patos, fundada em 10 de agosto de 1993, pelo então coronel QOPM Manoel Cordeiro de Morais, in memoriam, comandante do 3° BPM, surgiu a partir de uma fanfarra existente na caserna, que marcava a cadência nas formaturas e desfiles cívicos.

Em 10 de agosto de 1993, o capitão Francisco Xavier, comandante da companhia, convocou policiais músicos, lotados nos destacamentos e de outros batalhões, que, em seguida, conseguiu alguns instrumentos junto à Prefeitura de Diamante e à Banda de Música do QCG, na capital.

A Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba, instituição centenária, foi criada através da Lei no 291, de 8 de outubro de 1867, pelo Barão de Maraú, oficial da Ordem Imperial, e só em 10 de outubro de 1963, após um século, cria sua segunda banda de música, em Campina Grande, e em 10 de agosto de 1993, funda sua terceira banda de música no 3° BPM na cidade de Patos, a caçulinha entre as bandas militares.

Os primeiros ensaios da banda aconteceram na sede da Filarmônica 26 de julho, com um efetivo de 22 componentes. Os treinamentos marciais aconteciam na Praça Edivaldo Motta, Centro de Patos, sob o comando do al. cabo Campos e o sd.Felipe, buscando a perfeição e perfomace dos músicos.

Começo
Os primeiros ensaios da
banda aconteceram na
sede da Filarmônica 26
de julho, com um efetivo
de 22 componentes. Os
treinamentos marciais
aconteciam na praça
Edivaldo Motta

Ao longo desses 32 anos, a Banda de Música do 3° BPM, participou dos mais diversos eventos dentro e fora do estado da Paraíba, realizou o 1° Encontro de Bandas Militares PMPB, em 2006; concertos comemorativos, em Catolé do Rocha, Igaracy, Parelhas (RN), Patos, entre eles: desfiles cívico-militares, aniversários, solenidades religiosas, casamentos oficiais, eventos sociais etc.

Nas fileiras das bandas de músicas militares, sempre passaram grandes músicos, compositores e regentes que se destacaram dentro e fora do Brasil, entre eles: Moacir Santos, Severino Araújo, capitão José Neves, major Eraldo Gomes de Oliveira, sendo este oficial um divisor na direção da bandas PMPB, realizando concursos e seleções de CFSd/91,CFC,CFS e CHO.

Na Banda de Música do 3° BPM, vários músicos de seu quadro, assumiram a função de regente, entre eles: coronel Campos, primeiro regente, major Edimundo Alves; Tenente Junior; tenente José Paulo; Tenente F. Oliveira; tenente Solano; subtenente Ivonilson e o major Queiroz, o que mais ficou a frente como regente, sendo hoje a Banda de Música comandada pelo tenente Souza Neto.

A Banda de Música 3° BPM, sempre desenvolveu seu papel social junto às comunidade em geral, tocando e alegrando corações em praças públicas, coretos, entidades filantrópicas e instituições escolares, entre outras, desenvolvendo projetos de musicalização. Salve o dia 10 de agosto, quando a Banda de Música do 3° Batalhão de Polícia lotada na cidade de Patos completa 32 anos.