Artista de Patos: Limeira

13 de março de 2023 Off Por funes

Artista de Patos: Limeira por Delzymar Dias.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 10/03/2023.

Matheus Batista Limeira, de 20 anos, destaca-se por atuar como artista plástico desenvolvendo trabalhos de pintura em tela, desenhos, maquetes e customizacão de action figures. O real destaque do paraibano são as suas esculturas em porcelana fria (massa para biscuit), trazendo personagens da cultura geek/nerd tanto de tirinhas comoa famosa Mafalda, até peças mais realistas como O Exterminador do Futuro. Esse é oficialmente seu nicho de atuação, que vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas e na sociedade, atingindo um público mais amplo e tornando-se uma referência artística através das suas obras.

Matheus Batista Limeira atuacomo artista plástico desenvolvendo trabalhos de pintura em tela (acima) e ‘action figures’ (detalhe)

Matheus Batista Limeira atua
como artista plástico desenvolvendo
trabalhos de pintura em tela (acima)
e ‘action figures’ (detalhe)

De acordo com o próprio Limeira, sua paixão pela arte nasceu de sua admiração pelos desenhos animados que ele assistia em sua infância, além do desejo de ter esses personagens em bonecos, já que nem sempre eram acessíveis financeiramente, o que o levou a produzir seus próprios action figures, tanto em biscuit quanto em papel. A cada trabalho que faz, tenta pôr a paixão que o fã sente pelo personagem, dando movimento, formas e cores que trás o ideal para o concreto, pois assim como ele na infância, essa pessoa que busca sua arte possui uma memória afetiva por aqueles personagens.

O real desenvolvimento de Limeira com as esculturas e as pinturas em tela veio entre 2016 e 2018, nesse período foi quando começou a profissionalizar sua arte e comercializá-la, dando vida a esculturas customizadas, desenhos e telas vendendo-as para dentro e fora da cidade.

Assim como outros colegas de sua área, Matheus tem como referência grandes mestres das artes como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Caravaggio, Van Gogh e diversas outras personalidades que moldaram a história da arte, mas ele principalmente busca inspiração nos artistas atuais e locais, em que procura construir uma corrente de amizade firmando laços através de sua paixão. Limeira é especialista na técnica realista, e procura sempre melhorá-la em seus trabalhos, trazendo a maior fidelidade possível com técnicas práticas que o ajudam a desenvolver suas obras, porém, ele também gosta de explorar diversas outras técnicas, a exemplo do expressionismo, impressionismo, surrealismo e vários outros ismos que se tem na área.

Em seu portfólio artístico existem pinturas e desenhos retratando grandes nomes como o mestre Sivuca, Pinto do Acordeon e Michael Jackson. A primeira tela que Matheus pintou foi durante o Ensino Médio, ainda estudante na escola Auzanir Lacerda, onde representou a fazenda do escritor paraibano José Lins do Rego. Ainda na escola, fez mais duas obras que iriam o destacar entre os demais alunos, a mais importante é o quadro Retirantes, reprodução do artista Cândido Portinari, o levando à sua primeira exposição coletiva, onde também apresentou seus desenhos e esculturas.

Limeira já participou também de concursos de desenho e escultura e até já deu aulas, essa última o fez despertar o interesse pela educação. Percebeu também a falta de profissionais com a devida qualificação técnica na área das artes. Geralmente são professores de outras aulas que assumem esse componente. Atualmente, Limeira está na faculdade de Pedagogia e pretende lecionar e estudar o campo das artes visuais.