Coletivo Derréis

27 de fevereiro de 2023 Off Por funes

“Coletivo Derréis” por Perla Alves.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 24/02/2023.

Patos, capital do Sertão paraibano, celeiro de grandes artistas e valiosas produções culturais em variados segmentos. Mas, onde está a cultura de Patos? É comum ouvirmos falar que o município é carente de cultura, que não se cria nada na área cultural, que a cultura de Patos não existe.

Isso é uma grande falácia, já que a cultura de Patos existe e é grandiosa. Os artistas e produtores trabalham a todo vapor, produzindo o ano inteiro. A questão é: Por que não somos vistos? Por que não estamos em evidência no cenário cultural da Paraíba? Por que nosso próprio município não enxerga o que Patos produz no setor cultural? O que está faltando para a cultura de Patos ter visibilidade e reconhecimento?

Coletivo Derréis reunido com equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Patos

Parte dessas reflexões e questionamentos impulsionaram a criação do Coletivo Cultural Patoense Derréis, que nasce no município pela inquietude dos produtores e agentes culturais, pensadores, intelectuais e colaboradores da cultura, assim como da insatisfação dos segmentos e suas representações.

A primeira afirmação que temos consciência é que a nossa cidade tem uma diversidade cultural riquíssima, embora desvalorizada e que essa valorização só acontecerá quando tivermos uma política cultural sólida, que garanta o nosso direito de ter acesso à cultura, como previsto na Constituição Federal.

Diante dessa afirmação, o Coletivo Derréis tem como objetivo principal provocar o poder público para que seja efetivada no município a política cultural, instituída na Lei nº 4.338/2014, que cria o Sistema Municipal de Cultura de Patos. Entendemos que é responsabilidade do poder público formular e implantar políticas públicas de cultura que sejam democráticas e permanentes, pactuadas com a sociedade civil, que promovam desenvolvimento humano, social e econômico.

O Coletivo Derréis nasce com o intuito de mostrar que cultura é investimento, que cultura está inserida em todos os setores da sociedade, que cultura é fundamental para o desenvolvimento político do município de Patos. Nasceu para trazer o debate da Política Pública Cultural para o município, pois entendemos que cultura está muito além da realização de eventos e manifestações culturais em datas memoráveis.

A Cultura de Patos é maior que o São João, que, apesar de ser um evento popular e tradicional que ganha cada vez mais espaço e destaque no estado e no Brasil, não contempla todos os segmentos de nossa cultura. O município de Patos merece respeito no setor cultural, as trabalhadoras e trabalhadores da cultura patoense merecem respeito e valorização por toda uma vida promovendo cultura na “tampa da lata” para sobreviver. Sendo assim, é urgente a nossa organização e a organização do poder público, pois logo teremos recursos a serem acessados através das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que exigem essa organização.

O poder público precisa efetivar o Sistema Municipal de Cultura e acionar suas ferramentas de gestão cultural. Precisamos urgentemente criar o Conselho Municipal de Política Cultural, precisamos criar e validar o Plano Municipal de Política Cultural, como também definir e acessar o Fundo Municipal de Política Cultural.

O compromisso do Coletivo Derréis foi apresentado no dia do lançamento oficial da logomarca, onde apresentamos a nossa minuta do Plano Municipal de Política Cultural, ao que se refere às diretrizes, estratégias, metas e ações. Uma proposta elaborada considerando as demandas dos segmentos culturais e principalmente da sociedade patoense, consumidores da cultura local.

Estamos organizados pela cultura, para a cultura e com cultura. Vamos construir uma política cultural sólida em nosso município, estamos disponíveis para contribuir nessa construção, fazendo a nossa parte e cobrando o poder público para que a lei seja cumprida.