José Gomes Alves

7 de novembro de 2022 Off Por funes

José Gomes Alves por Maria do Socorro de L. Silva.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 05/08/2022.

Falar de José Gomes Alves em um só artigo não só é inadequado,como impossível. Cada perspectiva efetivada da sua vida gera não um, mais muitos artigos, quiçá, livros. A formação da Educação Superior, o aspecto sociocultural e o economista, por excelência e ainda resta material para outras publicações, compondo as estantes da grande biblioteca política, empresarial e intelectual paraibana. Pode-se citá-lo quando se quiser refletir conhecimento,sendo indicado como expoente de muitas causas.

Sem exercer cargo público municipal no Executivo ou em qualquer setor, fomentou debates acerca de uma Educação para todos, sugerindo soluções e aglutinando propostas. A questão social, sempre foi sua bandeira, é referência de tal participação, sendo considerado “o pai da interiorização da Educação Superior”.

Segundo o jornalista Virgílio Trindade, José Gomes era um homem tímido, recluso, avesso a badalações, mas com uma cultura geral bastante apurada. Defensor da Educação, particularmente, mas também comerciante e construtor imobiliário, conhecido e comentado por muitos, principalmente por sua grande capacidade de pensar, “o bodegueiro de ideias altas”, com dedicação à leitura e ao comércio e a capacidade de aliar as ideias aos atos.

Mantinha uma relação com órgãosde cunho social, como o Grupo Independente de Análise e Ação Social e Política (GIASSP), bem como o Instituto Histórico e Geográfico de Patos (IHGP), onde assumiu a cadeira nº 11. Ressalta-se, a imortalidade do compromisso social de Zé Gomes, também em nomeações de ruas, escolas e prédios, a exemplo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Gomes Alves, como também carrega seu nome, o prédio da Secretaria Municipal de Educação de Patos.

Faz-se necessário a provocação àleitura e análise da atuação de José Gomes Alves em todos os aspectos, ao aprofundamento de suas ideias,à utilização de suas concepções nas políticas públicas contemporâneas no sentido da afirmação da democraciasocial. Se não deixou respostas,iniciou debates. Se não concluiu projetos, apresentou-os. Para ele, na época, não interessava a sua autopromoção, mas que as Faculdades e os Cursos mantidos pela Fundação Francisco Mascarenhas se destacassem. Defendeu a primazia da educação com qualidade e responsabilidade em todos os aspectos, principalmente a do aluno e a do professor. Para quem o conheceu e acompanhou sua trajetória, bem como fez leituras a seu respeito há de concordar que tudo o que existe pode e deve ser sempre e continuamente melhorado através de estudos e ações.