Patos e o futebol:registros históricos

16 de dezembro de 2022 Off Por funes

Patos e o futebol:registros históricos por José Romildo de Sousa.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 16/12/2022.

A paixão dos brasileiros pelo futebol é uma questão indiscutível. E em tempo de Copa do Mundo, aumenta muito mais.

Em Patos, essa mania vem demuito longe conforme registra o escritor Wanfredo Marques em sua obra A História do Futebol Paraibano (1975): “A exemplo dos demais municípios, Patos contava em 1924 com dois dos principais clubes, desde a introdução do futebol na Paraíba. No dia 7 de dezembro do ano acima mencionado, Espinharas Sport Clube e Patos Sport Club realizaram um grande jogo que atraiu uma assistência calculada em mil pessoas, vibrando durante todo o desenrolar do prélio que terminou com o justo placar de 2 x 0 favorável ao Patos Sport Clube. A vitória foi mais valorizada por ter sido o jogo realizado no campo do Espinharas que não suportou o maior volume de jogo do seu ferrenho adversário”.

Espinharas Sport Club, equipe formada no início da década de 1920

Ainda sobre os precursores do futebol patoense, no jornal da Festa da Padroeira do ano de 1929, intitulado de Fuzarca (Suplemento da Gazeta de Patos), já no seu primeiro número, além do tradicional Concurso de Beleza, era instituído um “Concurso de Football”, no qual os seus leitores poderiam escolher a equipe de sua preferência. Encerrado o concurso, os times mais votados foram: Espinharas (361 votos), Comercial (338) e Sabugy (330 votos). No que diz respeito à equipe classificada em segundo lugar, seu nome era Comercial Futebol Clube e, segundo o inolvidável Dr. Romero Nóbrega, em seu propagado artigo Estórias do Futebol, foi criado por José Jorge de Sousa, genitor do ex-prefeito Olavo Nóbrega. Quando ao último colocado, o Sabugy, pertencia ao município de Santa Luzia e tinha sido fundado no ano de 1923, recebendo a denominava de SabugyFooball Club.

Jogadores do Bangu de Binda posando para fotografia tirada no ano de 1961

Daí em diante, a coisa tomou vulto e uma grande quantidade de equipes amadoras foram formadas, usando sempre os nomes já consagrados no cenário futebolístico e acrescentando a estes o dos seus patrocinadores, como vai demonstrado a seguir: o Espinharas de Tiburtino Leite, o Brasil de Nó Gomes, o Fluminense de Mozinho, o Olaria de Chicó, o Santa Cruz de Toinho, o Fluminense de Zé da Ford, o Botafogo de Maurílio de Doutor Dionísio, o Umuarama de Seu Wilson, o Esportim de Beca Palmeira, o Botafogo de Pedro Leitão, o Bangu de Binda, o Flamengo de Vigolvino, o Galícia de Nino, o São Cristóvão de Vicente Tomaz, o Fluminense de Totô, o Náutico de Cochilão, o Atlético de Mário Leitão, o Olaria de Titico, o Vasco de Elizardo, o Guarany de Capão e muitos e muitos outros.