VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO?

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO?

30 de março de 2022 Off Por funes

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO?

 A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Edvaldo Mota, foi a primeira Igreja construída na Cidade, em 1772, em terreno doado pelos casais Paulo Mendes de Figueiredo e Maria Teixeira de Melo, João Gomes de Melo e Maria Antunes. Naquela época, ainda era Capela de Nossa Senhora da Guia e pertencia à Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, do município e comarca de Pombal.

 Em 6 de outubro de 1788, após 16 anos de funcionamento, a Capela foi elevada à categoria de Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Guia pelo Vigário da Paróquia de Pombal, por ser de fácil acesso para os moradores da região.

 Com o crescimento da população de Patos, a Matriz se tornou muito pequena para abrigar os fiéis. Como demolir a Paróquia não era possível, pois tratava-se de uma obra histórica para seu povo, decidiu-se construir outra igreja em outro local da Cidade.
   Sendo assim, em 1893, lançou-se a Pedra fundamental do novo e segundo templo católico de Patos, que passou a ser a Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, enquanto a antiga foi dedicada à Nossa Senhora da Conceição.