O amor caminha independente de pernas

10 de maio de 2024 Off Por Funes Patos

O amor caminha independente de pernas Por Natanael Filipe Cruz de Sousa.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 10/05/2024.

O amor é uma das forças mais poderosas do universo e, felizmente, é capaz de florescer em qualquer lugar, independente de raça, gênero, idade ou habilidades físicas. Embora muitas vezes nos concentramos nas qualidades físicas de um indivíduo, o amor verdadeiro não é limitado pelas pernas que uma pessoa tem ou deixa de ter.

Nataneal Sousa é o personagem principal de ‘Natanael e o Tesouro da Inclusão’

Talvez um dos exemplos mais notáveis disso seja do amor entre Natanael Sousa e sua esposa Corrinha Rodrigues. Natanael nasceu com uma deficiência motora, limitações visíveis nas pernas e em caminhar, mas isso não impediu que ele um dia viesse de Portugal para o Brasil e encontrasse o amor e formasse uma família linda e amorosa. Quando se conheceram, Corrinha Rodrigues não se deixou intimidar pelas deficiências físicas do Natanael e se apaixonou por ele pelo que era: um homem inteligente, engraçado e apaixonado pela vida.

Essas histórias de amor são inspiradoras e nos mostram que o amor não conhece barreiras físicas. Embora o mundo possa focar em aparências, o amor verdadeiro vai além disso. O amor é encontrado nas pequenas coisas: na maneira como alguém sorri, no tom da sua voz e na maneira como eles tratam os outros. As pernas podem ser importantes
para caminhar, mas não são essenciais para amar.

O amor é uma emoção poderosa e mágica que pode superar a limitação física. Não importa se alguém tem pernas ou não, ou se elas funcionam perfeitamente ou não. O amor é uma conexão profunda entre duas pessoas e pode ser encontrado em qualquer lugar, desde que estejamos dispostos a enxergar além da aparência física.

A árvore da vida

A árvore da vida é uma metáfora poderosa para a jornada humana, e suas escaladas e quedas representam os altos e baixos que todos enfrentamos. Para pessoas com deficiência, essa metáfora ganha uma dimensão ainda mais profunda. Assim como uma árvore se adapta às intempéries e continua crescendo, as pessoas com deficiência enfrentam desafios e adversidades, mas também têm a capacidade de se adaptar e florescer.

Cada ramo que se estende da árvore da vida representa uma escolha, uma decisão tomada ou um caminho seguido. Para as pessoas com deficiência, esses ramos podem incluir a busca por acessibilidade, a luta por direitos iguais e a superação de obstáculos físicos e sociais. Cada passo adiante, cada nova conquista, é uma escalada na árvore da vida, uma demonstração de resiliência e determinação.

No entanto, assim como as folhas que caem da árvore, também experimentamos quedas ao longo do caminho. Para as pessoas com deficiência, essas quedas podem assumir muitas formas: discriminação, falta de apoio, obstáculos intransponíveis. Mas é importante lembrar que mesmo nas quedas mais difíceis, há lições a serem aprendidas.

A cada queda, aprendemos sobre nossa própria força interior, nossa capacidade de nos levantar e continuar avançando. Cada obstáculo superado nos torna mais resilientes, mais determinados. Assim como a árvore da vida se fortalece com cada tempestade que enfrenta, nós também nos fortalecemos com cada desafio que superamos.

Portanto, para as pessoas com deficiência, a árvore da vida é mais do que uma metáfora – é uma fonte de inspiração e motivação. É um lembrete de que, apesar das dificuldades, somos capazes de crescer, florescer e alcançar nossos sonhos. E, mais importante ainda, somos capazes de inspirar os outros com nossa resiliência e determinação.