Princesa Isabel e sua Academia Princesense de Letras e Artes

Princesa Isabel e sua Academia Princesense de Letras e Artes

24 de março de 2022 Off Por funes

Princesa Isabel e sua Academia Princesense de Letras e Artes  por Emmanuel Conserva de Arruda.

 

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 18/03/2022.

 

 

No dia 21 de novembro de 2019, uma quinta-feira, um grupo de escritores, intelectuais, professores, artistas e interessados na preservação da história e cultura princesense, reunidos na edificação conhecida como “Palacete dos Pereiras”, constituíram uma reunião preliminar objetivando a criação e instalação de uma Academia de Letras e Artes em Princesa Isabel. Cidade que ficou famosa pelos acontecimentos de 1930, quando se proclamou território livre, um Estado desligado da Paraíba, ganha uma importante instituição em defesa da cultura.

Quem passa por Princesa, sobretudo pela Praça Epitácio Pessoa, certamente prenderá o olhar por alguns segundos a um imponente prédio que se destaca na paisagem e, mesmo aqueles que não sabem sua história, percebem sua grandeza. No universo de Ariano Suassuna seria um castelo encantado e inexpugnável de onde Dom José Pereira Lima comandaria seu exército de heróis encouraçados, prontos para proteger seu território livre e defender sua Princesa.

 É essa impressão que o “Palacete dos Pereiras” passa aos transeuntes, viajantes e, sobretudo aos princesenses. Em 2021, para coroar a crescente importância do imóvel, ele tornou-se oficialmente a sede da Academia Princesense de Letras e Artes (Apla). A importância desse prédio histórico é tão grande que ele figura no centro do brasão da Academia. É o seu castelo!

Embora os acontecimentos em torno da Revolta de Princesa sejam fascinantes e recheados de elementos, a preservação da história e cultura local tem encontrado grandes dificuldades e pouco incentivo por parte dos poderes públicos e/ou privados. Essas necessidades evidenciam a importância de tal instituição para a região e sua urgente necessidade no âmbito artístico e cultural.

Que esse novo capítulo de sua existência seja próspero e realce a importância de toda História que ele testemunhou. A Apla é um espaço apolítico, obviamente sem bandeiras partidárias, mas que objetiva contribuir com o desenvolvimento da cultura e das artes dessa região tão importante da Paraíba. Funcionará como uma ferramenta de apoio e orientação às questões públicas municipais, às escolas e às demais instituições que se interessem pelo desenvolvimento e pela preservação cultural de Princesa Isabel e municípios vizinhos.

Uma Academia de Letras e Artes no Alto Sertão nordestino, será uma ferramenta de relevante importância para a manutenção e divulgação do patrimônio histórico e cultural da região que polariza. A Apla possui 40 patronos, são importantes nomes das mais diferentes áreas das letras e artes que passaram por esta imponente região do Sertão paraibano. Pintores, poetas, músicos e escritores circularam pelas ruas da cidade e lá deixaram suas marcas indeléveis e ajudaram a construir a sua identidade. Alcides Carneiro, pela relevância de seu nome em diversas áreas, foi escolhido como Patrono Honorífico. Hoje, a Academia Princesense, iniciará seu projeto: ‘Sarau no Palacete’.

Um evento que congrega poesia, música, lançamentos e exposições. Mais informações sobre a Academia Princesense de Letras e Artes é só visitar o site oficial: www. academiaprincesense.org.