Quem arrancou a botija de João Capuxu?

Quem arrancou a botija de João Capuxu?

9 de novembro de 2022 Off Por funes

Quem arrancou a botija de João Capuxu? por Jerdivan Nóbrega de Araújo.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 14/10/2022.

Correm notícias na cidade de Pombal que a ambicionada botija de João Capuxu foi finalmente arrancada. João Capuxu, meu tetravô materno, era um comerciante estabelecido na Rua do Giro, que, na voz do povo, era conhecida como Rua Estreita. Mais tarde, foi batizada, por Lei Municipal, de Rua João Capuxu, em homenagem ao seu mais próspero morador, muito embora na Rua do Giro, na mesma época, o meu tetravô paterno, José Tavares, também ter um armazém de secos e molhados. Os dois eram concorrentes.

João José de Oliveira Capuxu era casado com Izabel Maria de Jesus e tinha vários filhos e filhas, entre eles, Cesário, Celina, Francisca e Joaquina de Jesus Capuxu; esta, a minha bisavó. O casal viveu até o início da década de 1900 e encontrase sepultado em um túmulo muito bem cuidado por Eudócia, neta de João e filha de João Capuxu, e por minha mãe, últimas descendentes do casal. O túmulo dos Capuxu está localizado à esquerda de quem entra no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Pombal.

Naqueles tempos, o Sertão estava tomado por aventureiros, saqueadores e grupos de homens armados, conhecidos como cangaceiros. Não existia a segurança dos bancos. As riquezas acumuladas pelo trabalho eram armazenadas em cofres muito bem escondidos. Os mais precavidos tratavam de enterrar suas fortunas em locais secretos, mas sempre nas imediações da residência, de forma que ficassem longe da ganância dos bandoleiros, porém, próximos da sua visão. Acredita-se que foi isso que aconteceu com João Capuxu, que enterrou em algum lugar no seu casarão, onde um dia funcionou a movelaria de Seu Zuca, uma bela botija repleta de moedas de ouro e prata, muitas joias e, dizem, até libras esterlinas. Mas quem arrancou a botija? Seu Meira, um pescador vizinho meu – e grande contador de lorotas; adianto que ele tinha a fama de ser bastante mentiroso – me contou a seguinte história:

– Vanvan – meu apelido – certa vez, eu sonhei com um homem alto e muito bem-vestido, inclusive, usando um relógio de ouro, cuja corrente saía do bolso do paletó e caía elegantemente. Ele me disse que morava onde hoje é a movelaria de Zuca, e que lá enterrou um pote com muitas riquezas. Contou-me direitinho o local onde o enterrou e mandou que eu fosse arrancá-lo. Acontece que, eu confesso, sou muito medroso. Você não vai acreditar no que eu já vi quando pescava ali no Araçá e na Panela. Então, eu contei o sonho a Filemon (meu tio e casado com a irmã de Meira), que também não era muito corajoso, e chamou Chico de Ernesto, que, esse sim, era metido a valente, para fazer o serviço, e ele aceitou na hora.

Em certa tarde, fomos, nós três, até a movelaria de Zuca, como quem não quer nada, para eu apontar o local onde Chico de Ernesto deveria escavacar. Naquela mesma noite fomos arrancar a botija. Filemone eu ficamos do lado de fora e Chico entrou pelo portão de trás. Não se passaram quinze minutos quando ele começou a gritar e rezar uns Pais-Nossos e algumas Aves-Marias e a chamar meu nomefeito um desesperado. Eu não contei conversa: saí em disparada.Quando olhei para trás, vi Filemon e Chico de Ernesto, também nas carreiras. Só no dia seguinte eu soube o que houve: Chico contou que na primeira picaretada jogaram nele um pacote de farinha de trigo, que o deixou branco. Ele pensou que fosse brincadeira nossa, limpou o rosto e voltou a cavar. Quando levantou os olhos, viu dezenas de pacotes de farinha caindo em sua cabeça e logo as máquinas da serraria começaram a funcionar sozinhas, foi aí que ele se ajoelhou e começou a rezar. Como não parava de cair farinha na sua cabeça, ele saiu em disparada. Chegando à coluna do relógio, ele parou e esperou Filemon, que vinha mais atrás. Nesse momento, ele passou a mão no rosto e viu que estava apenas suado da carreira e não tinha nada de farinha de trigo na sua cara. Também disse que nunca mais voltaria lá.

Passados alguns dias, nós contamos a história a Mané Dourado e João Fagundes, que eram metidos a corajosos. Fagundes dizia que a coisa mais comum era ver alma andando dentro da cadeia velha, onde era carcereiro. “Só me aparece almas de preso liso, que não tem nada pra oferecer”, dizia. Já Mané Dourado falava que se encontrasse uma alma, sairia nos tapas com ela.

(O término dessa saga da botija você confere na próxima sexta-feira).