Arte para todos os olhos!
6 de outubro de 2025Arte para todos os olhos! por Roberto Nass.
Texto extraído da coluna FUNES do Jornal A União publicado na data de 03/10/2025.
A arte urbana é, para a sociedade, um dos atos mais democráticos existentes e de resistência. Ela tem o poder de alcançar universos inimagináveis, de fácil acesso e apreciação para todas as classes, tendo o papel de transformar, comunicar e trocar emoções entre todas as pessoas. Ela é um grito de vida em meio às mais distintas realidades. Desde o ambiente escolar, onde, através do lúdico, se ensina por meio de figuras, pinturas e trabalhos artesanais, é possível ensinar a criança através do imaginário. Da arte surge o conto e do conto surge o educar.
Ampla
São também infinitas
as possibilidades de
assuntos abordados
em seus trabalhos,
permitindo assim um
mergulho cultural em
cada povo, lugar ou
acontecimentoNas ruas, ela dialoga com as pessoas, convidando-as a sair um pouco da realidade árdua do cotidiano, permitindo a contemplação de uma expressão artística que pode ser uma arte do belo, da natureza, de algo que contemple a espiritualidade ou mesmo uma revolução. Esse papel fundamental faz parte do universo artístico, que envolve desde uma mera contemplação até um movimento social. Destaca-se também como arteterapia, através do uso de cores como forma de relaxar, em oficinas que podem ser cura por meio da socialização.
Para o artista, ela vai além: é uma escola. Sabemos que o dom é algo que se parece divino, mas é preciso dedicação para ter entendimento não só de desenhar. É necessário ater-se à história de um tempo, de um povo, de um determinado local, ou seja, de tudo aquilo que se representa na construção de uma arte. É uma inspiração diária, onde novas técnicas de pinturas são exploradas, possibilitando o uso de novas texturas, novas cores e tintas. É uma busca incessante por imprimir sua identidade cultural através de suas artes. Esse aperfeiçoamento de técnicas cria uma identidade única.
São também infinitas as possibilidades de assuntos abordados em seus trabalhos, permitindo assim um mergulho cultural em cada povo, lugar ou acontecimento. É importante frisar que a arte é também
um estado de espírito, emoções e desejos, retratados através de cada obra realizada. O artista torna-se atemporal através de suas obras, registrando o que o tempo não apaga, sendo uma forma de perpetuação de seu legado. Assim como um artista da música, da dança, da TV, a sociedade precisa entender e valorizar o trabalho de um artista visual. Não se trata de um hobby, e sim de uma profissão. Cada trabalho tem um custo elevado material e de conhecimento. Cada ideia requer um estudo em campo, onde o artista precisa dispor de tempo para se aprofundar no conhecimento para a realização de cada projeto.É importante ressaltar que quem vê a arte pronta não percebe, muitas vezes, toda a trajetória percorrida pelo artista. É comum se falar antes do artista e dar a ele glória pela beleza de seus trabalhos, mas ele é, antes de tudo, um ser humano com sua história pessoal e suas responsabilidades como cidadão.
Precisamos de arte! Ela é fundamental para nos dar leveza, beleza e consciência. Precisamos de arte para ultrapassar o tempo e deixarmos registros de nossa história!