Fundação Ernani Sátyro
  • FUNES REALIZA ESPETÁCULO COM GUSTAVITO EM PATOS
  • JESSIER QUIRINO FAZ APRESENTAÇÃO NO ANIVERSÁRIO DA FUNES
  • Funes Promove 9ª Mostra Patoense de Músicas Carnavalescas
  • CHICOSHIKO REALIZARÁ OFICINA E LANÇAMENTO DE LIVRO NA FUNES
  • Governo do Estado Promove 8a. Edição do Cinema na FUNES

Casa Museu

A Casa Museu da Fundação Ernani Satyro tem estrutura arquitetônica do século XIX, que conserva algumas características ainda do tempo em que os pais de Ernani Satyro, o coronel Miguel Satyro e dona Capitulina Ayres Satyro, aqui residiam.

Doada para criação da Fundação Ernani Satyro, aqui encontram-se dispostos móveis, utensílios, material que caracterizam a residência do Ministro Ernani Satyro aqui na cidade de Patos, sua Terra Natal.

Na sala principal, encontramos dispostos exatamente como na época de Miguel e Ernani Satyro, um conjunto de cadeiras com as inscrições “Made in Áustria – 1907”, além de console (móvel) antigo com espelho de cristal e quadros com retratos dos pais e irmãos de Ernani.

Temos em outras dependências, cadeiras, rádio, relógio com mais de 100 anos, baús, cristaleira, fogão a lenha, potes de barro e vários utensílios que retratam a época e costumes utilizados pelos moradores.

Faz parte ainda da Casa Museu, a Biblioteca particular de Ernani Satyro, a Biblioteca Maria Esther Satyro Fernandes, suas medalhas e condecorações, pertences pessoais, bem como a Galeria e a Sala dos Prefeitos de Patos, e a Galeria das Figuras Folclóricas de Patos.

No ambiente externo da Casa Museu, localizada precisamente no Jardim Dona Capitulina Satyro usufruímos do espaço da “Calçada da Leitura Professorinha Antonietta” criada com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e numa homenagem a uma das primeiras educadoras da cidade de Patos. Com suas espreguiçadeiras, um ambiente agradável e relaxador para os amantes da boa leitura.