FUNES realiza primeira reunião de instalação do Fórum permanente de Cultura da Região de Patos

FUNES realiza primeira reunião de instalação do Fórum permanente de Cultura da Região de Patos

8 de dezembro de 2021 Off Por funes

A Fundação Ernani Sátyro (Funes) reuniu na manhã de ontem, 06, representantes de diversos segmentos culturais e gestores de Cultura do Sertão da Paraíba, para elaborar um projeto de integração cultural dos 24 municípios que formam a Região Metropolitana de Patos. A reunião preparatória para a para instalação do Fórum de Cultura aconteceu no auditório Emília Longo (na instituição) e contou com a presença do presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Pedro Santos, do representante da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), o secretário adjunto Milton Dornellas e do gerente da editora A União, o jornalista Alexandre Macedo.

Os presentes tiveram a oportunidade para discutir ações e iniciativas de segmentos culturais diversos para o planejamento de ações que podem ser realizadas a curto e médio prazo na região, estreitando laços com instituições, artistas e produtores culturais, democratizando o acesso da sociedade civil organizada a essas discussões, além de propor políticas culturais no âmbito estadual.

“O fórum foi uma oportunidade de se planejarem ações conjuntas para a cultura da nossa região e assim contribuirmos para o desenvolvimento do fazer cultural. Além de aproximar as instituições culturais com os gestores da região, e assim abrir um leque de oportunidades para os nossos produtores culturais”, enfatizou Adolpho Crispim, diretor-presidente da Funes.

Na ocasião, o gestor também destacou a importância da parceria entre as instituições FUNES e a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) para realização de eventos que fortalecem e divulgam a cultura paraibana. “O mais importante nesse momento é a comunicação. Quero novamente reforçar isso: o diálogo amplo e pactuado em todas as esferas,” frisou Adolpho Crispim.

Milton Dornellas, secretário adjunto da cultura do Estado, destacou a importância da atuação conjunta para fortalecer a cultura do Sertão da Paraíba. “A cultura é uma área estratégica para o nosso país, para o resgate dos nossos laços sociais, sobretudo, na pandemia. A interlocução mais próxima com os secretários e dirigentes da área, a partir do trabalho do Fórum, é fundamental para encontrarmos mais espaços de atuação e avançarmos nas conquistas”, afirmou o secretário.

Participaram do encontro integrante culturais das Cidades de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe d’Água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana.

Lusângela Azevêdo