Natal Luz na Morada do Sol
2 de fevereiro de 2026Natal Luz na Morada do Sol Por Ronaldo Queiroz Xavier.
Texto extraído da coluna FUNES do Jornal A União publicado na data de 02/01/2026.
Chegou o Natal, o Natal da Gente. A chegada do Papai Noel na Morada do Sol transformou-se no Natal Luz. Crianças, jovens, adultos e idosos todos numa só alegria contemplando o nascimento de Jesus Salvador.
À noite, as ruas e avenidas do Centro da cidade foram cortadas por um grande corredor de luzes clareando o asfalto, que, durante o dia, fora aquecido pelos raios solares de um sol escaldante, onde famílias de mãos dadas, caminham no sobe e desce em um frenesi movido a um espirito de alegria e contentamento.
A praça principal transformou-se num grande palco iluminado com apresentações de diversos grupos tocando, cantando e embalando as noites natalinas no Sertão, como nunca se tinha visto. O comércio central com suas lojas enfeitadas e decorações reluzentes ao Natal, brilhavam.
Uma grande árvore de Natal imponente e transcendendo de muitas luzes, fixada ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, representa o marco visual ao anoitecer, quando nos fins de tarde, o astro rei se põe no horizonte e a noite no Sertão transforma-se numa grande festa para as famílias.
O nascimento de Jesus Cristo em um estábulo dentro de uma manjedoura, na cidade de Belém, foi o marco para a celebração do Natal, convidando as pessoas a refletir sobre o amor, a humildade e a paz.
Segundo as tradições cristãs, a vinda do Messias representa a encarnação de Deus em homem para a salvação da humanidade, em o “verbo se fez carne” (João 1:14).
A abertura oficial do Natal Luz aconteceu com a chegada do Papai Noel à praça principal, acompanhado de uma orquestra de clarins, tocando as mais lindas canções de Natal, e onde uma grande multidão se fazia presente. Na concha acústica, palco de apresentações musicais, diversos grupos, coral, cantatas, fanfarras, banda de música revezam-se todas as noites, trazendo a alegria e a magia do Natal.
O sonho de toda criança é conhecer e visitar a casa oficial do Papai Noel, localizada na Vila Santa Claus Village, Finlândia, e esse sonho transforma-se em realidade quando se chega à Vila Natal, palco inicial dos festejos natalinos, e encontra-se o Papai Noel receptivo em seu trono, atendendo todas as pessoas que ali entram e saem para conhecer e registrar fotos e vídeos.
O Natal tem um significado espiritual de amor, esperança, paz, perdão e renovação, quão bom ver famílias celebrarem o nascimento de Jesus, refletir sobre tudo que passou de bom e ruim em tempos difíceis e buscar novo recomeço, deixando para trás todas as dificuldades e entender que Jesus é luz. Como diz os primeiros versos do hino da cidade de Patos na voz do eterno Amauri de Carvalho: “Num cantinho de minha pátria amada e dentro do meu coração, está minha terra adorada de sonhos e de tradições”. Patos, te amo. Viva o Natal Luz, viva o Natal da Gente!
Patos
A praça principal
transformou-se num
grande palco iluminado
com apresentações de
diversos grupos.
