Caminhos para ensinar e aprender geografia com o atlas

23 de março de 2022 Off Por funes

Caminhos para ensinar e aprender geografia com o atlas por Wedell Jackson de C. Monteiro.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 21/01/2022 .

A Geografia é uma das ciências mais antigas do mundo, sua importância consistia na sua organização e domínio do espaço, inclusive como instrumento de dominação, estruturação do comércio e defesa militar. Ela ao longo do tempo foi se constituindo como campo de estudos e pesquisas mediante a necessidade humana e social de conhecer o mundo conquistado.

Sua introdução como disciplina escolar ocorrida a partir do século 19, permitiu que seu ensino fosse institucionalizado e que os conhecimentos relativos a ela fossem trabalhados pela instituição escolar, de forma que o saber e o pensar se popularizasse por meio de suas instituições.

A partir de 1900, a Geografia escolar ocupa espaço nas escolas do país numa perspectiva de campo de investigação, as características físicas do local, o fortalecimento de um sentimento de nacionalismo e patriotismo como elemento direcionador do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Nessa mesma década, são publicados vários manuais, livros didáticos e compêndios, como o livro Compêndio de Geografia Elementar, de Manuel Said Ali Ida (1861- 1953), no qual recomenda um estudo sistematizado de forma descritiva, voltados para uma Geografia matemática, medida da terra, uso das coordenadas geográficas e o estudo das regiões, oportunizando ao sujeito a condição para melhor conhecer o território nacional.

Desde os anos de 1990, ocorreram extensos debates sobre a Geografia Escolar, que por sua vez, influenciaram na publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e pelas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), no Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), entre outros.

Com a perspectiva de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem com novos documentos referenciais, aportes teóricos, materiais didáticos, novas práticas pedagógicas escolares e um crescente número de publicações que passaram a compor e fortalecer o ensino da Geografia escolar até os dias atuais.

A compreensão dos aspectos que estão inseridos na escala local, ou seja, no espaço de vivência, em outras palavras, no lugar e vivência do aluno, torna-se importante para a compreensão do seu espaço vivido, sabendo que esse lugar é perceptível, palpável e passível de observações. A Geografia escolar representa um campo de estudo fundamental para compreendermos a realidade do sujeito, auxiliando na compreensão e reflexão do espaço de vivência, motivando-o a construir conceitos e conhecimentos sobre sua realidade espacial/local.

O estudo da Geografia parte de um pressuposto, na qual estudos devem estar ligados as orientações teóricas e as atividades práticas, com objetivo de motivar a reflexão na tentativa de propor: Aprendizagem baseada em problemas, por projetos, estudos de casos a aprendizagem cooperativa. Dessa forma, o papel do professor é orientar os alunos a se colocarem com sujeitos do conhecimento, tendo a Geografia como mediação principal em sua relação com o mundo.

Para isso, a utilização da linguagem cartográfica tem significativa importância, sendo capaz de fazer com que o sujeito faça interações entre fenômenos espaciais em sua dinâmica. O atlas como ferramenta didático pedagógico, revela uma concepção que permite uma abordagem de diversas temáticas e dos processos de ensinar e aprender geografia, cujo intuito é trazer informações com a finalidade de facilitar a comunicação com o usuário, através de uma gama variada de conteúdo.

De acordo com esse pensamento o uso do atlas possibilitara uma leitura do espaço geográfico, oferecendo aos jovens as ferramentas necessárias para analisar e interpretar o mundo de hoje frente aos problemas da sociedade. Levando em consideração os diversos aspectos sobre o uso do atlas para ensinar e aprender geografia no espaço escolar, deve-se considerar quatro aspectos cruciais: primeiro, para que ensinar com os atlas? Segundo, como ensinar com o atlas? Terceiro, o que ensinar com o atlas? E quarto, para quem ensinar com o atlas? Nesse sentido é preciso esclarecer o que se espera com essas indagações, que o sujeito seja capaz de fazer uma leitura de mundo partir de suas aprendizagens através do ensino de Geografia, estimulando os alunos e desenvolver um pensamento espacial e um raciocínio geográfico.

Não basta apenas que os atlas constituem uma coleção de mapas prontos e acabados, mas que apresente uma organização sistematizada de representações, com finalidade de propor uma aprendizagem específica, em outras palavras, que promova o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Os atlas escolares precisam dar condições para que o ensino do mapa e o ensino pelo mapa possibilite o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, compondo exercícios-típicos baseados em atividades que sejam capazes de responder as suas perspectivas, que devem partir de uma problematização do espaço, superando a metodologia baseada apenas na localização, orientação e ocorrência dos fatos geográficos.