Inscrições rupestres no município de Condado (PB)

Inscrições rupestres no município de Condado (PB)

6 de maio de 2022 Off Por funes

Inscrições rupestres no município de Condado (PB) por Almair de Albuquerque.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 06/05/2022.

 

A arte rupestre é considerada o único vestígio deixado de forma consciente e voluntariamente pelos homens pré-históricos. Ela representa os mais expressivos registros do comportamento humano sobre as relações com o meio natural. No Brasil, especialmente na Paraíba, apesar da grande quantidade de material de arte rupestre localizado, o estudo sobre o assunto ainda é restrito.

O território que atualmente constitui o município de Condado foi desmembrado do município de Pombal, considerado rico em registros rupestres. A noroeste da referida cidade, nas serras do Comissário e do Cabeço, existem vários pontos onde podem ser encontradas pinturas e inscrições sobre a rocha dura.

Em Condado, até o presente momento, foi encontrado um sítio arqueológico, localizado na comunidade Algodões, de propriedade dos herdeiros de Antônio Machados de Oliveira, distante 12 quilômetros da sede do referido município. Nesse sítio, identificamse desenhos geométricos integrantes de uma tradição cosmológica que parece ser a mais antiga das três existentes na América, associados ou não a representações pictóricas da fauna e flora pleistocênica e que algumas dessas pinturas podem ter idades em torno de 18 mil e 30 mil anos.

No passado remoto, o Vale do Piranhas tinha muita água e uma vegetação que parecia com a de uma floresta tropical, habitado gigantescos dinossauros. Em 1920, no município paraibano de Sousa, apresentaram ao cientista Luciano Jacques de Moraes uma trilha de pegadas petrificadas, que foram identificadas por aquele pesquisador como sendo de dinossauros.

O sítio está localizado à margem esquerda do riacho Cipó, sobre um grande bloco de pedras, medindo em forma diagonal 200m de comprimento por 75 m de largura, apresentando, em seu ponto máximo, uma altura de aproximadamente 20 m. A vegetação e o relevo do local onde se localiza o sítio se mostram característicos do Sertão paraibano. As gravuras foram feitas sobre blocos de rochas que, muitas vezes, se encontram bastante desgastados pelo intemperismo que é comum na região. O local onde se encontram os painéis é de fácil acesso.

O sítio apresenta-se com gravuras em motivos geométricos lineares e circulares, com interferência atual nas gravações (ação antrópica), e com as gravuras que se limitam à região do córtex da rocha. Há vários locais em que o sol e a chuva agiram diretamente sobre a rocha, pois eles se encontram a céu aberto, fazendo com que as camadas superficiais destas rochas estejam prejudicadas, favorecendo a ação da erosão nas gravuras, aumentando o seu desgaste.

As gravações foram executadas sobre um lajedo granítico coberto por um tipo de fungo que, em alguns pontos, dá umas colorações douradas, distribuídas horizontalmente. No sítio arqueológico da localidade Algodões existem algumas representações que possivelmente caracterizem pegadas de aves. Nota-se também a predominância de círculos concêntricos, produzindo a partir de sulcos profundos e delineados. As técnicas utilizadas para a execução das gravuras foram o picoteamento e polimento; o tamanho das gravuras varia entre 10 a 60 cm.

No entanto, observou-se, que, em alguns pontos, o aspecto original das inscrições foi alterado pela ação do homem moderno, que utilizando de dinamite, removeu considerável parcela dos vestígios. Entretanto, no todo, a conservação é regular, sendo que muitas gravuras já foram danificadas pelo intemperismo por ficar totalmente exposto ao sol e à chuva, apresentando, em alguns pontos, processo de descamação.

As inscrições rupestres de Condado são envoltas em um misto de mistério e fascinação. Apesar da importância do sítio, nunca foi publicado nenhum estudo sistemático. Contudo, existem algumas referências sobre algumas publicações voltadas para a história do Sertão paraibano, nas quais esses registros arqueológicos aparecem como simples “curiosidades”. No entanto, a simetria e a combinação desses sinais não podem ser lançados ao acaso; elas exprimem com certeza pensamentos humanos; são monumentos