O patrono do aeroporto de Patos

8 de novembro de 2022 Off Por funes

O patrono do aeroporto de Patos por José Romildo de Sousa .

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 30/09/2022.

Um forte movimento ligado à área da aviação foi iniciado em Patos no início da década de 1940, quando uma turma de apaixonados pelas “alturas” resolveu criar o seu aeroclube. Diante desta perspectiva, começaram a implantar, na parte leste da cidade, o campo de aviação com pista, hangar e tudo mais necessário que ficou logo sendo denominado de Aeroporto Santa Teresa, em virtude do local onde o equipamento fora construído ser conhecido por este nome.

A escola de pilotagem do aeroclube foi inaugurada no dia 24 de maio de 1942 e, no final do mês de dezembro, o campo de aviação tinha sua estrutura física concluída. Sua inauguração foi realizada pelo patoense Firmino Ayres de Araújo, na época 1º tenente da Aeronáutica, que realizou o primeiro pouso no recém-instalado aeroporto.

Após o falecimento de José Peregrino de Araújo Filho, popularmente conhecido por Dr. Pedro, que governou o município de Patos por 15 anos, as autoridades locais resolveram homenageá-lo usando o seu nome para intitular o Aeroporto das Espinharas. Entretanto, por uma decisão unânime dos seus descendentes, tendo em vista que Dr. Pedro já tinha seu nome na Maternidade Peregrino Filho, resolveram que o aeroporto local passaria a se chamar de Brigadeiro Firmino Ayres, desejo que foi oficializado através da Lei Municipal nº 1.443, datada de 1983, propositura do vereador Petrônio Lucena Barbosa subscrita pelo colega Apolônio Gonçalves de Lima, aprovada pela Casa Juvenal Lúcio de Sousa e sancionada pelo prefeito Rivaldo Nóbrega Medeiros.

Firmino Ayres de Araújo nasceu na cidade de Patos, no estado da Paraíba, em 4 de novembro de 1914, tendo como genitor José Peregrino de Araújo Filho, que foi o primeiro médico a instalar um consultório em Patos, governou o município de 1913 a 1929, teve como genitora Maria Firmino Ayres de Araújo – Dona Marica na intimidade. Era neto do Coronel da Guarda Nacional Firmino Ayres Albano da Costa, de quem herdou o nome. Tinha como irmãos Severino Ayres de Araujo (médico), Osman Ayres de Araújo (médico), Hiran Ayres de Araújo (médico), Odmar Ayres de Araújo (funcionário da CEF) e Walter Ayres de Araújo (dentista).Teve também uma irmã que faleceu nos primeiros anos de vida.

Quando atingiu a maioridade, Firmino Ayres ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. De lá foi transferido, sucessivamente, para Recife (PE), Campo Grande (MS), Salvador (BA) e Natal (RN). Casou-se pela primeira vez com Lúcia Vasconcelos de Araújo, filha do Almirante Fábio Vasconcelos; deste enlace matrimonial, nasceram os filhos Carlos Alberto, Regina e Ana Maria. Lúcia faleceu em desastre aéreo ocorrido em Salvador (BA). Tornando-se viúvo, Firmino Ayres casou-se com Deolinda Pergentino de Araújo (Deola), filha de Francisco Pergentino de Araújo e Antônia Araújo, com quem teve três filhos: Ana Lucia, Maria Silvia e José Peregrino de Araújo Neto.

Em Salvador, Firmino Ayres foi instrutor de voo na Escola da Aeronáutica dos Afonsos, no ano de 1943, quando era detentor da patente de 1º tenente aviador. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, na condição de major-brigadeiro do ar, foi transferido para Base Aérea de Parnamirim, então localizada no município de Natal (RN). Neste período, articulou a exibição em Patos da Esquadrilha da Fumaça, que se tornou uma das principais atrações da 1ª Festa Universitária.

O brigadeiro Firmino Ayres sempre que vinha a Patos, fazia grandes piruetas sobre a cidade, principalmente na Praça João Pessoa, área onde se encontrava situada a residência dos seus familiares. Os voos rasantes eram a maneira de avisar a sua chegada. Pousava em Sousa ou Campina Grande e vinha de carro visitar Dona Marica, sua mãe que, nessas oportunidades se apegava a todos os santos e ao rosário pedindo proteção para o filho aviador.

Em 25 de maio de 1960, ele fez parte da comitiva da Força Aérea Brasileira, que representou o Brasil nas comemorações do Dia da Pátria, em Buenos Aires, na Argentina. Na ocasião, Firmino Ayres era coronel aviador e além dele, também integrava a comitiva 30 cadetes que estavam se formando na Escola Preparatória no Rio de Janeiro. No dia 15 de outubro de 1963, o oficial Firmino Ayres de Araújo foi agraciado com a Ordem do Mérito Aeronáutico.

Reformado com as vantagens doposto de brigadeiro do ar, FirminoAyres de Araújo passou a residir emJoão Pessoa, onde exerceu as funçõesde Secretário de Segurança no governo de João Agripino e diretor do Porto de Cabedelo, no governo de Ernani Sátyro, vindo a falecer no dia 3 demaio de 1983.