Os festivais de música popular

21 de novembro de 2022 Off Por funes

Os festivais de música popular por Damião Lucena.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 18/11/2022.

O primeiro grande festival de música realizado em Patos aconteceu em 1971, promovido pelo grupo Fortelândia. A primeira versão, ocorrida nos dias 1º e 8 de outubro teve na comissão julgadora a presença dos professores: Manoel Clementino, Antônio Fernandes, Rubens de Azevedo, Enaldo Torres Fernandes, Romero Nóbrega, Maestro Zito e Ribamar de Brito.

Antonio
    Emiliano
    recebendo
    a premiação
    do Festival
    da Música
    Patoense,
    realizado
    no Cine
    Eldorado

A composição ‘Preto Velho José’, de Antônio Emiliano, interpretada por Valdemir Saraiva, foi a campeã. Edu Lemos ficou em 2º lugar com a música ‘Grito de Paz’. Emiliano conquistou, também, a 3ª colocação, através de ‘Patos dos meus tempos’, na voz da melhor intérprete feminina do festival, Cândida Maria. Virgílio Trindade ficou com a quarta colocação com a música ‘Meu samba, minha vida’, com a participação do grupo Ataulfo Alves e suas pastoras. O primeiro Festival Patoense de Música Popular Brasileira teve o acompanhamento do conjunto Os Jovens.

A edição de 1973 contou com cerca de 60 concorrentes, oportunidade em que a grande homenagem foi prestada à saudosa Dalva de Oliveira, que havia falecido recentemente. O Segundo Festival Sertanejo de Música Popular Brasileira foi constituído de três eliminatórias, uma semifinal e uma final, tendo na avaliação os jurados: Dr. Romero Nóbrega, Dr. Nilson Nogueira de Melo, Professor Ribamar de Brito, Maestro Zito, Aércio Pereira, Dr. Adilson Leite e Iran Medeiros da Nóbrega.

O auditório do Cine Eldorado esteve vibrante e recebeu com tranquilidade o resultado: 1º lugar: ‘Aleluia, Aleluia’, de Amaury Carvalho, defendido por Saulo Araújo; 2º lugar: ‘Tempo chegado’, dos irmãos Lemos, interpretada pelo trio Os pássaros; 3º lugar: ‘O nosso lugar’, de Nilson do conjunto Os Jovens; 4º lugar: ‘Benedita Caiana’, de Romildo e Cezário, com Giordano Leite; 5º lugar: ‘Coisa errada pra dizer’, de Tereza Dhaer, candidata de Caicó, do vizinho estado do Rio Grande do Norte.

O primeiro lugar recebeu Cr$ 600, uma oferta do governador Ernani Sátyro, entregue pelo professor Messias, diretor do Colégio Estadual. Para o segundo colocado, o valor foi de Cr$ 400, doação da prefeitura e entregue pelo chefe do executivo, Olavo Nóbrega. O terceiro colocado recebeu Cr$ 300, doados pela Indústria de Móveis Aderbal Martins (Imam), cuja entrega foi feita pelo diretor da casa do estudante, Juraci Dantas de Sousa.

Os melhores intérpretes foram: Saulo Araújo e Disseles Santos. Todos os cantores foram acompanhados pelo conjunto Z-7, enquanto a apresentação foi confiada ao jornalista Luiz Gonzaga Lima de Morais.Durante todo o evento, o samba foi o ritmo mais explorado e de maior sucesso em meio aos espectadores. Entre os destaques estavam Virgílio Trindade e Antônio Emiliano, que interpretaram ‘Aonde é que você vai?’, música composta por Onivado Rocha, residente em João Pessoa.

Outro festival que marcaria época foi dedicado ao ritmo carnavalesco. A sua 4ª edição, com a final no dia 21 de fevereiro de 1981, ficou na história. A promoção da Prefeitura Municipal, na gestão de Edmilson Mota, organizada por Virgilio Trindade, Aloísio Araújo, Edileuson Franco, Luzi Gonzaga, José Augusto Longo, Petrônio Gouveia, Nestor Gondim e Juraci Dantas de Sousa. O festival contou com a inscrição de 45 músicas, das quais 20 foram selecionadas para as disputadas que duraram três dias.

As vencedoras. pela ordem decrescente, foram: ‘Geração’, de Joacil Martins Pereira, ‘Cadê Naná’, de Valdemir Campos (Saraiva), ‘Nostalgia’, de Marcos Nogueira, ‘O Poeta’, de Francisco Pereira Filho, e ‘Folião Apaixonado’, de Gilson Monteiro. O troféu de Melhor Intérprete foi para Valdemir Saraiva. Outras músicas também foram reconhecidas e participaram da etapa final, foram elas: ‘Meu Desejo’, de Euclides Franco, ‘Vai pra casa Padilha’, de Francisco Ferreira de Lima (Pinto do Acordeon), ‘Saudade dos Carnavais’, de Adalberto Pereira, e ‘O Analfabeto’, de Fã Leitão.