‘Patos de Todos os Tempos’

‘Patos de Todos os Tempos’

24 de março de 2022 Off Por funes

‘Patos de Todos os Tempos’  por Damião Lucena.

 

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 11/03/2022.

 

No contexto paraibano, uma de suas principais cidades, fonte de energia humana e solar, onde o Astro Rei fez morada, palco de embates inimagináveis contidos em sua colonização, ocupação, divisão geográfica, importância econômica, potencial de saúde, educação, cultura, enfim, a terceira mais importante do seu estado, tendo como maior característica a determinação de sua gente, não poderia, jamais, perder o curso de sua história. Foi com este pensamento, na condição de um dos seus filhos, que a mente definiu, a mão empunhou a caneta, os pés seguiram os caminhos de sua retrospectiva, o corpo, como um todo, empreendeu uma viagem, com duração de quarenta anos, com chegada ao destino desejado, constituído da retrospectiva de quase oito séculos, para eternizar, nos anais de sua existência, cada passo de sua vida, desde o século 14 até os dias atuais.

 A falta de apoio dos poderes públicos, nela constituídos, não foi determinante ao ponto de assinalar sua desistência. Havia algo maior: Deus, representado pela fé, energizando cada passo, abrindo caminhos… Pesquisa consolidada e o surgimento de uma luz no fim do túnel: a Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, Edital Parrá, da edição estadual, com o apoio determinante na impressão. O livro consolidado: Patos de Todos os Tempos, segunda edição, revisada e ampliada, em dois volumes, acondicionados em um box, perfazendo 1.064 páginas, garantindo as gerações, atual e futura, o conhecimento amplo da terra mãe.

Ao ponto em que consolidamos a concretização do projeto, anunciamos o seu lançamento, de forma natural, sem solenidades formais, com a disponibilidade de aquisição pelos interessados em adentrar nas minúcias da “Terra de Majó Migué”: dos indígenas – Pegas e Panatis, sesmarias referenciais; localização e limites; miscigenação; hidrografia; clima; vegetação; solo; patrimônio. De Silvino Pirauá – autor do primeiro romance em cordel do mundo, dos poetas: Condessinha, Antônio Américo, de Nazira das Gamelas e Maria dos Bichos; de Agripino Cavalcanti e desígnios da Sétima Arte; dos maestros: Lourival Oliveira e Hermes Brandão; do Musicólogo Adhemar Nóbrega; dos artistas plásticos: Denis Cavalcante, Perigo Neto, Dona Loza, Zezinho Pintor, Fran Lima, Mário, Murilo e Misaki; dos escritores: Allyrio Wanderley, Tarcísio Meira; da maior peleja do mundo entre Inácio da Catingueira e Romano da Mãe D’água.

Do eclipse de 1940, reunindo os maiores cientistas da terra; do Cemitério dos Bexiguentos e da pandemia da Covid-19, além das inúmeras matérias, em nove páginas de índice, inseridas nos capítulos: Aspectos Históricos, Geográficos e Populacionais; Evolução Política e Administrativa; Formação Religiosa; Desenvolvimento Econômico; Educação; Transportes; Comunicação; Saúde; Regimes, Revoluções e Ditaduras; Cultura, Futebol e Instituições do Servir, com riqueza de detalhes dos acontecimentos e personagens.

 A maior fonte de pesquisa da capital do Sertão da Paraíba. Paralelo ao livro, estou lançando a primeira etapa do projeto ‘Garagem Cultural’, na Rua Deodoro da Fonseca, 180, no centro da cidade, prédio transformado em livro físico, com painéis em mosaicos e fotografias históricas dos cenários de Patos, onde está centrada a venda dos exemplares, que também podem ser adquiridos através dos telefones: (83) 9 8140-1462 ou 9 9664-9661 em Patos e, em João Pessoa: (83) 9 9991- 2944 (WhatsApp) ou 9 93033580. O box com os dois volumes ao preço total de R$ 100.

O projeto prevê ainda a doação de uma unidade (os dois volumes e o box) para cada biblioteca pública do município de Patos, o que será feito pessoalmente, em data agendada. Na ‘Garagem Cultural’, o ponto de distribuição será encontrado não apenas o livro em voga, como também várias publicações minhas e de outros escritores locais, lembranças da cidade (souvenir), produtos artesanais, além da realização de eventos culturais dos mais diversos, com proposta de criação do Largo do Gordo, que congregará um espaço de divulgação dos nossos valores musicais, teatrais, além da gastronomia regional.