Preservação da Lagoa dos Patos

23 de março de 2022 Off Por funes

Preservação da Lagoa dos Patos por Damião Lucena.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 05/11/2021 .

Símbolo maior de sua denominação, a cidade de Patos poderá consolidar seu ponto de maior visitação na construção de um memorial, cujo projeto já foi elaborado por arquitetos e engenheiros da construtora Reno, sediada em Arapiraca, no estado de Alagoas, que se dispõe a bancar parte da edificação, notadamente a Lagoa, com 50 metros lineares (habitat das árvores que deram nome ao município). Por ter sido situado no loteamento Jardins de Patos, onde existiu em épocas passadas o famoso curso de água, o proprietário do empreendimento, Volney Reno, foi convencido por ativista cultural sobre a importância de preservar um ponto tão importante para a história e, por conta própria, bancou também a confecção de uma maquete do projeto, confeccionada em Natal (RN), constando, além da Lagoa, um palco para apresentações artísticas, um museu, áreas de acampamento e internet, quiosques de lanches, estantes para artesanato, estacionamento e calçadão para caminhada.

A luta foi iniciada há cerca de três anos, com visitas de uma comissão do Rotary (club que também encampou a iniciativa), aos prefeitos: Dinaldo Filho, Bonifácio Rocha, Sales Júnior e Ivanes Lacerda, além da Câmara Municipal, com vários vereadores se dispondo a apresentar emendas impositivas destinadas à referida obra. O engenheiro Adraildo Leandro, um dos defensores do projeto, foi incumbido, à época, a fazer a notificação do empresário, no sentido de que fosse preservada a área onde existiu a Lagoa, que deverá ser oficializada como a parte destinada ao governo municipal, a quem caberá a coordenação e administração do espaço.

O Conselho dos Clubes de Rotary de Patos se colocou à disposição para participar diretamente do projeto, através do Instituto Municipal da Solidariedade, o que seria, segundo a sugestão, a terceira opção, incluindo a busca por parcerias, administração e manutenção do futuro monumento. A primeira opção é que a própria prefeitura edifique o projeto e fique responsável pela sua condução e a segunda uma parceria público-privada. Somente o atual presidente da Fundação Cultural de Patos (Fundap), Marcelo Lima, entendeu, segundo manifestação em entrevista concedida ao jornalista Adilton Dias, que o projeto não seria prioridade, o que não é determinante, visto que setores da cultura defendem a extinção de tal entidade, por não está cumprindo a missão dentro do contexto de sua criação, que seria angariar recursos externos para investimentos internos, o que vem sendo uma contradição, visto que constitui um prejuízo financeiro constante entre o arrecadado e o gasto, em sua maioria com cargos comissionados.

A localização exata da Lagoa dos Patos fora oficializada em poema de Coriolano de Medeiros, datado de 1888, confirmado por historiadores, a exemplo do professor Manoel de Sousa Oliveira, cujo curso de água era formado nos transbordamentos do Rio Espinharas, do lado nascente da cidade. Diz o soneto de Coriolano:

Casa de Paulo Mendes, no trecho descampado / E além, de João Gomes, avulta a moradia / Bem no centro do Pátio, o norte defrontado / Sorri o templozinho da Senhora da Guia.

Moradas de vaqueiros, currais aonde o gado / Rumina e muge triste à mutação do dia / No milharal viçoso, ou verde ou sazonado / debicam periquitos, farfalha a ventania Pegas e Panatis, de tangas bem vermelhas /

Guardam porcos e cabras, bezerros e ovelhas / E de lavoura cobrem dos vales grandes tratos / Paira atrás a Lagoa e na frente o Pinharas / Restrito no verão a fios de águas claras… / E assim no meu sertão um dia surgiu Patos!

A maquete do projeto Memorial Lagoa dos Patos se encontra para visitação no Loteamento Jardins de Patos, localizado às margens da Alça Sudeste, proximidades do Armazém Barbosa, com excelente acesso a partir da Rua dos Dezoito do Forte, no centro de Patos.