Radar de novidades culturais

23 de março de 2022 Off Por funes

Radar de novidades culturais por  Delzymar Dias.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 15/10/2021 .

A Rua Tiradentes é um dos espaços que compõem o Centro Histórico de Patos. É nesse local que a Fundação Ernani Sátyro (Funes), em parceria com artistas locais, transformaram um muro em uma grande obra de arte de 26 metros. Aproveitando as comemorações do centenário do educador Paulo Freire, um dos brasileiros mais reconhecidos e premiados no mundo, foi inaugurado um mural tendo como tema “Educação e Cultura Popular”, mesclando imagens e frases do educador com personagens da cultura local e regional. A coordenação artística do trabalho ficou por conta de Alex Souto, Aurélio Filho, Roberto Nascimento, Brenio Barbosa, Alano Pereira e Frankleyson Brasileiro.

O grupo Sertão HQ marcou presença com o projeto visual. O mural representa o início dos trabalhos na localidade, já que a Fundação Ernani Sátyro, em parceria com outras instituições, iniciou a revitalização do Centro Histórico, com mudanças no sistema de iluminação e conserto de calçadas na localidade. Dois eventos já estão programados para o local.

O primeiro, no próximo dia 22, com uma homenagem ao saudoso músico patoense Nilsão Batista, uma das nossas grandes referências culturais. O segundo será no mês de dezembro, com a cantoria de Natal. Novas HQs de Aurélio Filho O desenhista Aurélio Gomes de Albuquerque Filho lança mais dois trabalhos fantásticos.

O primeiro é uma história em quadrinhos com temática de luta racial, desenvolvido em parceria com estudantes e professores do IFPB – Campus Sousa. Com o nome de Úrsula, a obra homenageia Maria Firmina dos Reis, considerada uma das primeiras escritoras negras do Brasil.

Também participam do projeto o Coletivo Sertão HQ de Patos, através dos desenhistas Alex Souto e Roberto Nascimento. Outro projeto que está saindo do forno é a HQ Dois nordestinos do ritmo, que faz uma homenagem a dois grandes nomes da música regional: Pinto do Acordeon e Jackson do Pandeiro. O texto do trabalho que vai homenagear Pinto do Acordeon é de autoria do jornalista e historiador Damião Lucena. Junior Misaki lança obra infantil O artista visual, educador, escritor e produtor cultural Jr. Misaki lançou seu segundo livro infantil, O Mágico do Seridó. A fábula é uma adaptação do clássico O mágico de Oz e já faz sucesso entre educadores, estudantes e todos os apaixonados pela literatura infantil.

Depois do sucesso de Clarice e a Andorinha, que encantou o público e venceu o Prêmio Maria Pimentel, esse novo trabalho consolida ainda mais o autor como uma das nossas maiores referências da produção cultural na atualidade. Programa ‘Funes Cultural’ O programa Funes Cultural da última sexta-feira (dia 8) recebeu a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), a jornalista Naná Garcez. A conversa girou em torno de temas importantes como o papel do jornal A União e da Rádio Tabajara no contexto atual da produção de conteúdo digital.

Também foi comentado sobre as parcerias estabelecidas entre a EPC e a Fundação Ernani Sátyro, além das novidades para o ano de 2022. O Funes Cultural é uma parceria da Fundação Ernani Sátyro com a TV SOL, sendo apresentado pelo professor Delzymar Dias. Você pode conferir a entrevista na íntegra, no canal oficial da TV SOL (www.youtube. com/c/tvsolpatos).

Dois curtas de Deleon Souto O diretor e produtor Deleon Souto lançou no último dia 2 deste mês, dois curtas-metragens produzidos por ele. Biscoito de Barro e Amor em todos os tempos foram exibidos no Cine Guedes, com a presença de convidados mais que especiais, já que estiveram presentes atores e colaboradores da produção, além dos familiares que foram prestigiar o trabalho.

A atuação de Deleon no audiovisual é extensa, já que atuou como diretor ou roteirista em diversos filmes, entre Quase Vida (2014); O vendedor de Coisas (2013); O poeta do Pajeú (2013); Raízes do Sertão (2011); As Folhas (2011) e Sobre Vidas (2009), entre outros. Cinema com Farinha retorna Foram encerradas no último dia 10 as inscrições para o 10º Festival Cinema com Farinha. O evento está de volta com a proposta de acender a chama cultural de troca e aprendizado da cultura cinematográfica.

Consolidado como um dos grandes eventos do setor, o festival irá contar com diversas manifestações culturais, exibições de produções audiovisuais regionais e nacionais, espaços de encontro para discussão e aprendizagem, além de mostra de filmes, painéis, oficina, exposições e shows. Segundo o criador do festival, o cineasta Deleon Souto, como nas outras nove edições anteriores, as noites do evento estarão repletas de pessoas “famintas” por cinema (com farinha). A divulgação dos filmes selecionados será no próximo dia 30.