‘Vestido de Sol’

‘Vestido de Sol’

7 de janeiro de 2023 Off Por funes

‘Vestido de Sol’ por Delzymar Dias.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 06/01/2023.

 

A aula era sobre a transição da República Velha para a Era Vargas. Nessa quadra da história brasileira, a Paraíba torna-se protagonista de eventos que irão definir os rumos da política nacional. É assim que vamos chamando a atenção dos alunos para que eles não percam nenhuma parte desta história que conto como novela. Temos aqui personagens intensos e contraditórios, fortes e emotivos, sensíveis e autoritários.

Músico Elon é cria do folclore local e do simbolismo dos quilombos de Pombal

Músico Elon é cria do folclore local e do simbolismo dos quilombos de Pombal

Sendo assim, precisando de uma intensidade didática que prenda a atenção do público, busco ajuda e chamo para a sala de aula um conterrâneo sertanejo que vem ganhando o mundo. O nome dele é Elon Damaceno e meus primeiros contatos com esse artista foram nas viagens de veraneio no eixo Sousa-Pombal-Patos durante o período que éramos estudantes de direito na Universidade Federal de Campina Grande. Desde sempre, ele já mostrava que o seu lugar era o palco.

Em sala, na abertura da aula sobre o governo de João Pessoa, suas contradições e atitudes que o levaram a ter uma coleção de inimigos, surge a figura de Anayde Beiriz, companheira de João Dantas, aquele que assassinou o líder paraibano, fazendo com que a política da Paraíba se misturasse com a brasileira, provocando uma reação apelativa de Getúlio Vargas que logo associou o crime a uma questão nacional, provocando um golpe que ficou conhecido como Revolução de 30.

É um grande desafio prender a atenção dessa geração. Diversas teorias pedagógicas e sistemas de ensino tentam achar uma forma onde oaluno esteja totalmente conectado à aula e aos objetos de conhecimento demonstrados no momento. É óbvio que essa fórmula não existe. As condições coletivas de uma turma são infinitamente variáveis para que se tenha, objetivamente, um manual geral da atenção. A utilização da música nesse contexto pedagógico consegue mudar um pouco o quadro que acabei de relatar. É impossível não chamar a atenção do aluno com uma música. Ele escuta, sente, às vezes vibra, compara, analisa e faz relações de acordo com os seus próprios critérios e vivências. Todo mundo tem um instinto musical que cultiva desde os primeiros dias de existência. O filósofo alemão Arthur Schopenhauer dizia que a música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende.

Elon tem voz, sotaque, letra, melodia e uma nordestinidade prazerosa de ouvir. Ele soube aproveitar tudo isso, associando música e poesia a um tema histórico que chama atenção pelas tramas. A música ‘Anayde Beiriz’ é um exemplo disso. Possui uma intensidade poética carregada de um simbolismo tão forte que fica fácil falar sobre os temas que envolvem a sua vida, como a autonomia frente a uma sociedade conservadora, a sua luta pela garantia do direito ao voto feminino e a perseguição que sofreu após a morte de João Pessoa. A música fala sobre uma história de amor que vai além dos aspectos afetivos. É um amor que rompe estruturas.

Elon é filho de Luizinho Barbosa, grande expoente da cultura no Sertão e que musicou sua primeira composição após uma manifestação da criança sobre o medo que tinha de um boi-bumbá que habitava o muro da sua casa. Elon é cria dos movimentos folclóricos locais e do simbolismo dos quilombos de Pombal. Elon é da terra de Leandro Gomes de Barros, Celso Furtado e dos Pontões, Congos e Reisados. Elon é mais um filho ilustre que levará o nome de Pombal para o mundo através da sua poesia em forma de música. Entregou uma pérola na pandemia chamada Quentin, fruto de uma parceria com o músico Helinho Medeiros. Escutem ‘Orvalho na Roseira’, ‘Vestido de Sol’, ‘Afoita Corrente’, ‘Anayde Beiriz’, escutem tudo de Elon.