Professora Marlene César*

12 de março de 2024 Off Por Funes Patos

Professora Marlene César* Por Damião Lucena.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 01/03/2024.

 

 

Marlene César Bezerra nasceu em São João do Rio do Peixe, no estado da Paraíba, em 30 de novembro de 1941, como filha de Maria Isaura César Bezerra e Valdecir Bezerra e Silva. Quando completou um ano de vida se transferiu com os pais para a fazenda Urtiga, pertencente a José Gayoso, no município de Patos, onde nasceram os irmãos Murilo(1943) e José Humberto (1945). Em 1946, a família veio morar na sede do município e em 1948 foi para a fazenda Quixaba, de Herculano Pereira, por sua mãe ter sido nomeada pelo Governo do Estado para a escola primária mista daquela localidade.

Marlene César Bezerra (1941-2012) lecionou e dirigiu diversas escolas de Patos

Marlene cursou o 4º ano primário no Grupo Escolar Rio Branco, preparando-se para o exame de admissão no Colégio Cristo Rei, onde concluiu o ginasial e o pedagógico. Foi nomeada professora do município ainda no primeiro ano do secundário, além de ter lecionado no curso primário do estabelecimento de ensino onde estudava. A mãe voltou para Patos em 1953, quando foi removida para a Escola Mista do São Sebastião, de onde não mais saiu. Em 1961, na condição de concluinte, Marlene César fora nomeada pelo governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim, para a Escola Elementar Mista de Salgadinho e, em 1962, foi removida para o Grupo Escolar Maria Nunes, em Patos. Sucedeu a professora Nelita Queiroz na direção do Grupo Escolar Rio Branco, ficando na função pelo período de quatro anos. Nos idos de 1966, foi convidada para dirigir a Delegacia Regional de Ensino, permanecendo no cargo pelo período de seis anos.

Cursou Licenciatura Plena em História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Francisco Mascarenhas e exerceu o cargo de supervisora do curso primário do Colégio Cristo Rei, no qual também ministrou as disciplinas de História, Organização Social e Política do Brasil (OSPB), Moral e Cívica e Didática, nos cursos ginasial e pedagógico, de 1969 a 1974. Foi nomeada diretora do Colégio Vera Cruz pelo professor Vicente Durval Fernandes de Oliveira, em que permaneceria por décadas. Por dois anos, foi professora na instituição onde concluiu o ensino superior, ministrando as disciplinas de História do Brasil e Medieval, além de Psicologia da Aprendizagem.

Como professora da rede pública estadual, lecionou no Colégio Pedro Aleixo, mais tarde Monsenhor Vieira, as disciplinas de Sociologia, História da Paraíba e História do Brasil. Em 1978, convidada pelo então prefeito Edmilson Motta, assumiu a Secretaria Municipal de Ação Social e, depois de um ano, passou a ser titular da pasta da Educação, na qual permaneceu até o final do mandato, em 1982.

Ela se aposentou como professora do Estado em 1989 e, em 1991, foi convidada para dirigir a 6ª Regional de Ensino, permanecendo na função até 1999. No seu currículo, também estava inserido o curso de aperfeiçoamento em História Medieval, em Cajazeiras, pela Universidade Federal da Paraíba, versando em sua monografia sobre o Império Bizantino. Marlene César Bezerra era trineta de Maria Azevedo Cabral, primeira professora concursada da Vila Imperial de Patos. Faleceu em 8 de julho de 2012, aos 70 anos de idade.

 

(*) No mês de março, todos os textos semanais da coluna Funes Cultural irão abordar histórias de mulheres patoenses e sertanejas que contribuíram com a construção de nossa comunidade.