Homenagem a Nilson Batista mostra a grandiosidade do artista na cidade de Patos

1 de novembro de 2021 Off Por funes

Na noite da última sexta-feira, dia 29, a Fundação Ernani Sátyro (FUNES) promoveu uma homenagem ao músico, cantor e compositor Nilson Batista, o Nilsão como era popularmente conhecido. A homenagem póstuma aconteceu em praça pública na Rua Tiradentes, centro de Patos. São 10 anos da morte de Nilsão.

A homenagem a Nilson Batista contou com a participação da filarmônica do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) que se apresentou em palco montado onde se apresentaram vários amigos do homenageado que faleceu no dia 20 de setembro de 2011. Nilsão lutava contra um câncer, mas foi forte até os últimos dias de sua vida de muita atividade na música e como profissional biomédico.

Entre os vários músicos que homenagearam Nilsão estavam Rogério Dantas, Nêgo Zuza, Isabela Fernandes, Zé Nilton do Acordeon, Lodim, Iran, Edinho, Miguelão, dentre outros. O historiador Damião Lucena também se fez presente e relatou alguns momentos marcantes de Nilson Batista que teve participação ativa também na luta cultural e política em Patos.

Yoná Dantas, filha de Nilsão, relatou em sua rede social: “Tributo ao meu saudoso pai Nilsão!!! Noite de muita alegria, emoção, cultura e música”. A viúva de Nilson Batista, a professora Lêda Dantas, não pode comparecer diante de problemas de saúde. A professora aposentada disse por telefone que estava muito emocionada com a homenagem ao seu esposo e agradeceu a FUNES e a todos os amigos que compareceram ao evento.

Nilson Batista está imortalizado em várias canções de sua própria autoria que homenageiam Patos, a cultura e a vida. Na Praça Edivaldo Mota, no centro de Patos, o músico foi homenageado com a Concha Acústica que recebeu o seu nome. Nilsão era um homem de personalidade forte e que contribuiu muito com os vários projetos culturais existentes em Patos. A homenagem da FUNES fez por merecer e fortalece a memória do Nilsão.

Jozivan Antero – Polêmica Patos