Mural artístico da FUNES transforma a paisagem urbana e abre perspectivas para arte em outros locais da cidade de Patos

Mural artístico da FUNES transforma a paisagem urbana e abre perspectivas para arte em outros locais da cidade de Patos

2 de outubro de 2021 Off Por funes

Foi inaugurado na tarde deste sábado, dia 02/10, o mural artístico urbano da Fundação Ernani Sátyro (FUNES). O espaço tem 26 metros está localizado na Rua Tiradentes, centro de Patos, e teve a participação direta dos artistas plásticos Alex Souto, Alano Pereira, Aurélio Filho, Roberto Nascimento, Breno Barbosa e Frankleyson Brasileiro.

O mural começou a ser preparado no dia 19 de setembro de 2021 em homenagem ao centenário de nascimento do educador Paulo Freire. A FUNES já havia dado início a um curso remoto de Introdução ao pensamento Freireano que contou com mais de 150 participantes. O Programa FUNES CULTURAL também abordou os pontos principais da teoria do educador. A intervenção urbana tem como tema: Educação e Cultura Popular. 

A intervenção artística em via urbana mudou a paisagem na Rua Tiradentes e abriu a possibilidade de colorir também outras localidades na cidade de Patos. De forma direta, a visão libertária dos agentes culturais fez homenagens a nomes da cultura local, nacional e internacional. O cantor popular Derréis, que ainda está vivo, foi lembrado e está ao lado de Nilson Batista, o Nilsão, que já não está mais entre nós e sempre foi personalidade presente na FUNES.

A cerimônia de entrega do mural artístico contou com apresentações culturais. A atração principal ficou a cargo do sanfoneiro Lucas Silva e convidados. A apresentação aconteceu em praça pública na Rua Tiradentes. 

Jozivan Antero – Polêmica Patos