Ginásio Diocesano de Patos

Ginásio Diocesano de Patos

7 de novembro de 2022 Off Por funes

Ginásio Diocesano de Patos  por José Romildo de Sousa.

Texto extraído da coluna Funes do Jornal a União publicado na data de 22/07/2022.

No século passado, meados da década de 30, sempre que o bispo de Caja- zeiras, Dom João da Mata de Andrade e Amaral vinha a Patos, manifestava o desejo de criar um ginásio que viesse servir de suporte para a formação integral da juventude local.

Nesta época existia na cidade, váriosestabelecimentos de ensino primário,a exemplo do propagado Grupo Escolar Rio Branco, construído em1932 pelo governo provisório, mas a juventude necessitava de um educandário que disponibilizasse o curso ginasial,para que ela pudesse dar continuidade aos seus estudos.

 

Diante da inexistência desse equipamento, que a comunidade religiosa considerava de real necessidade para contribuir com a formação cristã das novas gerações, o padre Fernando Gomes dos Santos, vigário paroquial, decidiu implementara ideia do bispo, a partir da ajuda dos deputados José Peregrino de Araújo e Ernani Sátyro, conseguindo
que o Estado repassasse para a Diocese de Cajazeiras as antigas instalações que pertenciam ao 2º Batalhão de Polícia, as quais se encontravam ociosas na Praça João Pessoa.

E, assim, em 1º de julho de 1937 deu-se a instalação do Ginásio de Patos, anteriormente denominado de Dom Adauto, em sessão solene que contou com a presença de Dom da Mata, autoridades locais, os deputados patoenses Ernani Sátyro e José Peregrino,os Padres Fernando Gomes, Gervásio Coelho e Abdon Pereira, bem como alunos e seus familiares. No momento da realização do evento, o bispo diocesano usando da palavra assimse manifestou: “Congratulo-me com acidade, pelo passo que acabara de darno caminho do progresso; agradeceu a cooperação de todos os que trabalharam em benefício de tão significativa obra e deu por inaugurado o novo colégio, pedindo a Deus uma grande bênção para o Ginásio de Patos e para a florescente cidade sertaneja”.

Inicialmente, foi escolhido para diretor do colégio o padre Fernando Gomes, ficando o seu controle interno a cargo do professor Antônio Lustosa Cabral. Dirigiram ainda o Colégio de Patos o padre Acácio Cartaxo Rolim durante o ano de 1938, o padre Vicente Freitas de 1939 a 1941 e o padre Manuel Vieira, que tomou posse em 2 de fevereiro de 1942, permanecendo no cargo até 1966; o qual, nesse fecundo período de realizações, impunha controle e respeito dos alunos (internos e externos)com o seu “respeitável apito”.

O Colégio de Patos, por mais de duas décadas foi um dos mais conceituados estabelecimentos de ensino do interior da Paraíba.

Na gestão do padre Vicente Freitas aconteceu um ato religioso de muita importância que foi a inauguração e bênção em 11 de agosto de 1940, da Capela do Colégio, montada num dos salões do educandário. Segundo Flávio Sátyro “as alfaias e demais utensílios empregados nos cultos religiosos resultaram da doação da família católica ao ginásio”. E continuou o escritor patoense: “É importante chamar aatenção para o fato de que no registro feito nos assentamentos paroquiais, a respeito do ato inaugural da capela, na data acima citada, há referência, pela primeira vez, ao nome Ginásio Diocesano”.

No que diz respeito ao envolvimento no setor cultural, o Ginásio Diocesano instalou em 3 de maio de 1938, por iniciativa do padre Acácio Cartaxo Rolim, a Arcádia Cônego Machado, numa homenagem ao vigário Joaquim Alves Machado que por mais de 50 anos dirigiu os destinos religiosos dos paroquianos das Espinharas. A Arcádia, atuando em forma de grêmio literário, tinha a finalidade de promover a formação política e sociocultural dos discentes, envolvendo-os na realização de recitais, debates, conferências, peças teatrais, registro das datas comemorativas e cultivo de personagens históricas.

No seu início, o Ginásio Diocesano enfrentou sérias dificuldades parase consolidar. Tudo em virtude do pequenonúmero de alunos matriculadose a formação do seu corpo docente.Quanto à primeira preocupação, obispo Dom João da Mata vindo a Patosaproveitou uma missa para alertara população patoense sobre a situaçãoem que se encontrava o recém-criadocolégio. E convocou os católicos dacidade para apoiá-lo. O pedido surtiuefeito e as matrículas começaram a aumentar. Em se tratando do corpo docente do Ginásio Diocesano, no seu início foi também dificílima a sua composição. Entretanto, com o aumento do número de alunos matriculados e com o dedicado empenho do padre Fernando Gomes, a equipe de professores foi sendo incrementada com renomados profissionais que passaram a se dedicar também ao magistério.

O Colégio Diocesano passou a ser denominado Colégio Estadual de Patos, através da Lei nº 2.521, oriundo do Projeto de Lei nº 89/60, de autoria do deputado José Afonso Gayoso de Sousa, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Pedro Gondim em 24 de outubro de 1961; onde, o padre Vieira continuou em sua direção, cargo que exerceu até a sua designação para assumir a Secretaria Estadual de Educação, no Governo de João Agripino.